Talento ou Sabedoria. O que é mais importante?
Podemos ser
talentosos e não ser sábios; Podemos ser sábios e não ser talentosos; Ou podemos
ser sábios e talentosos ao mesmo tempo. Basta que para isso conheçamos o que
quer dizer cada adjetivo desses e como podemos usá-los acertadamente em nosso
dia-a-dia, sem escassez ou exageros.
Sendo assim, para
nos dar uma forcinha recorri a um grande sábio do qual gosto
muito de seus textos para que ele nos ajude a entender e principalmente e mostrar a melhor forma de praticar essas importantes características.
Leiamos então oque escreveu o grande CAMILO FERREIRA BOTELHO CASTELO BRANCO.
TALENTO NÃO É SABEDORIA

Um homem de talento é sempre um mau homem. Alguns conheço eu, que o mundo proclama virtuosos e sábios. Deixá-los proclamar. O talento não é sabedoria.
Sabedoria é o trabalho incessante do espirito sobre a ciência. O talento é a vibração convulsiva de espíritos, a originalidade inventiva e rebelde à autoridade, a viagem estática pelas regiões incógnitas da idade.
Agostinho, Fenélon, Madame de Staël e Bentham são sabedorias. Lutero, Ninom de Lenclos, Voltaire e Byron são talentos. Compara as vicissitudes dessas duas mulheres e os serviços prestados à humanidade por esses homens e terás encontrado o antagonismo social em que lutam o talento com sabedoria.
Por que é mau o homem de talento?
Essa bela flor por que tem no seio um espinho envenenado?
Essa esplêndida taça de brilhante e ouro por que é que contem o fel, que abrasa os lábios de quem a toca?
Aqui tens o tema para trabalhos superiores á cabeça de uma mulher ainda mesmo reforçada por duas duzias de cabeças acadêmicas! Lembra-me o que ouvir dizer de um doido que sofria por ter talento. Pedi-lhe as circunstancia do seu martírio sublime, e respondeu-me o seguinte com a mais profunda convicção e mais tocante solenidade filosófica: "os talentos são raros e os estúpidos são muitos. Os estúpidos guerreiam barbaramente o talento são os vândalos do mundo espiritual. O talento não tem partido nessa peleja desigual. Foge, dispara na retirada de um tiroteio de sarcasmo pungentes, e, por fim, isola-se, segrega-se do contato com o mundo, e curte em silencio aquele fel de vingança, que, mas cedo ou mais tarde, cospe na cara de algum inimigo, que encontra desviado do corpo de exercito".
3 Comentários
Eu te confesso que durante muito tempo ainda confundia essas duas palavras, dando praticamente o mesmo sentido para alguma pessoas na historia. Mas depois de hoje posso compreender algumas algumas atitudes interessantes ao meu redor.
ResponderExcluirPosso dizer que Gandhi foi um Sábio. No entanto, não posso dizer a mesma coisa de um Hitler. Claro que as coisas estão óbvias por suas razões.
Jesus no entanto era sábio por excelência.
Outros grandes sábios com o mesmo talento apareceram e souberam como aproveitaram bem sua estadia pelo mundo.
Vendo Chico Xavier, Madre Tereza de Calcutá, Francisco de Assis, Luther King, entre tantos são talentos e sábios ao mesmo tempo.
Nossa, um mundo de novas informações nasce aqui a partir de então.
Eu sempre pedi a DEUS sabedoria, pois acredito que tendo a sabedoria para decidir alcançarei meus objetivos, quanto a ter talento acredito que é uma coisa sua, algo que você desenvolve com a vida, por isso tento desenvolver meu talento profissional, e deixo que a sabedoria tome conta do resto... Mesmo pisando na bola de vez em quando e cometendo meus erros, mais o importante é tentar acertar e errar o menos possível. Isso chama-se lapidação humana, uma vida onde tomamos decisões sábias, e investimos parte de nossas conquistas em nossos talentos.
ResponderExcluirEu leio e releio esta postagem minha e sempre termino com a mesma ideia, sobre mim especificamente. Eu ainda não sou sábia, nem sou talentosa, e isso não é uma forma de ser modesta não, tá gente. É que ainda não me vejo mesmo nem de uma forma nem de outra; Se fosse sábia conseguiria lhe dar melhor com algumas coisas e seria mais feliz em meus resultados, se fosse talentosa... Ah!! Se fosse talentosa conseguiria organizar melhorar muita coisa que está desorganizada e errada. Mas juro que estou buscando ou uma coisa ou outra, acho ambas dificílimas de serem construídas em nós, mas morrerei tentando.
ResponderExcluir