As múltiplas funções dos mestres

by - terça-feira, outubro 15, 2013


Sentei agora à noite em frente do meu net, para fazer uma postagem sobre nós professores, mas como particularmente tenho uma enorme dificuldade de escrever sobre mim ou me enquadrando no assunto, as palavras não me vieram. Só consigo falar em mim em raríssimos momentos. Busquei nas palavras de uma colega, que parece ser também apaixonada pela profissão, para trazer aos meus amigos e companheiros professores, minhas felicitações por nosso dia.

O dia em que o nosso valor ficar ainda mais evidente, uma vez que já somos muito valorosos, (mesmo que muitos, não tão inteligentes, não vejam isto da mesma forma que nós). Mas como somos nós construtores de opiniões, apesar de estas mesma já estarem formadas, bastando apenas aquela tão importante "cutucada" nossa, podemos sim fazer com que esta construção se evidencie com força e rapidez necessárias ao crescimento de nossos pupilos. Até por que somos professores, somos o que há de melhor na sociedade, e somos ainda o sopro de esperança para dias melhores. E quem achar o contrario, desculpe, mas é assim que nos vejo. Nunca de outra maneira. Portanto, uma outra maneira de nos ver ou de nos nomear para mim torna-se desnecessária.


A crônica a seguir, da colega Soraia Aparecida de Oliveira, SER PROFESSOR(A), mostra quem somos em nosso dia a dia, deleitem-se.



Ser Professor - As Múltiplas Funções dos Mestres



Falar da docência é falar das várias profissões que transpõem e se sobrepõem a esta.


Enquanto professores... Somos mágicos, ao fazermos malabares com diversas situações que atingem nossa imagem e a vida pessoal.



Somos atores, somos atrizes, que interpretam a vida como ela é, sentimos e transmitimos emoções ao conviver com tantas performances.


Somos médicos, ao receber crianças adoentadas pela miséria, pela falta de tempo da família, pela carência de tempo de viver a própria infância.

Somos psicólogos, ao ouvir as lamentações advindas de uma realidade dura, que quase sempre nos impede de agir diante do pouco a se fazer.

Somos faxineiros, ao tentarmos lavar a alma dos pequenos, das mazelas que machucam estes seres tão frágeis e tão heroicos ao mesmo tempo.

Somos arquitetos, ao tentarmos construir conhecimentos, que nem sabemos se precisos, que nem sabemos se adequados.

É só parar para pensar que talvez seja possível encontrar em cada profissão existente um traço de nós professores.

Contudo ser professor, 
É ser único, pois a docência está em tudo, passa por todos, é a profissão mais difícil, mas a mais necessária.

Ser professor é ser essência, não sabemos as respostas.

Estamos sempre tentando. Às vezes acertamos, outras erramos, sempre mediamos.

Ser professor é ser emoção

Cada dia um desafio
Cada aluno uma lição
Cada plano um crescimento.

Ser professor é perseverar, pois, diante a tantas lamúrias “não sei o que aqui faço, por que aqui fico?
Fica a certeza de que... Educar parece latente, é obstinação.

Ser professor é peculiar.

Pulsa firme em nossas veias.

Professor ama e odeia seu ofício de ensinar.

Ofício que arde e queima.

Parece mágica, ou mesmo feitiço.

Na verdade, não larga essa luta que é de muitos.

O segredo está em seus alunos, na sua sala de aula, na alegria de ensinar a realização que vem da alma e não se pode explicar.

Não basta ser bom... tem que gostar.


Soraia Aparecida de Oliveira - Professora do Ensino Fundamental




You May Also Like

0 Comentários