Como você vem usando a internet?

by - quarta-feira, outubro 24, 2012


Há alguns dias vinha pensando de como o uso excessivo da internet e das redes sociais como um todo pode prejudicar a vida de cada um de nós. Por coincidência meu marido coloca em seu blog, Blog do Ed Soares, um texto onde ele trata justamente sobre "As redes sociais na vida das pessoas", quando vi o tema de seu texto me interessei logo em comentá-lo, mas a correria diária, meio que me impediu de fazê-lo. Porém como continuei louca para comentar com essa vontade ficou martelando meu juízo e resolvi escrever aqui um pouco do que vejo essa nova, importante, e perigosa ferramenta que temos hoje em nosso da-a-dia.

Sabemos que tudo que se faz em excesso é prejudicial e não seria diferente com o uso dessa tecnologia. É muito bom conversar e conhecer pessoas por e-mail, Facebook, Orkut, entre outros meios tecnológicos, mas quando isso começa a interferir no fluxo normal da vida devemos ficar em alerta, pois algo está muito errado! Como seres humanos que somos devemos obrigatoriamente ter uma vida social lidando diretamente com pessoas, sendo essas pessoas nossos familiares, nossos colegas de trabalho, nossos amigos do futebol ou as amigas das fofocas na pizzaria, na escola, na pracinha da cidade. Precisamos namorar sentindo o toque, o cheiro, o calor do abraço e o sabor do beijo. Essas sensações são insubstituíveis  para o crescimento do homem em meio social, para a formação de seu carácter e de sua índole. Bem como de sua identidade.

Quando substituímos esse contato pele a pele que devemos ter com as pessoas ao nosso redor, o resultado para nós é bem ruim. Perdemos aí, sem nem perceber momentos singulares, e o pior, é que em muitas vezes quem faz isso não se dá conta do que está acontecendo, do que está perdendo. Excluem-se de conversas cara a cara, de sentir a verdadeira emoção e afeto do outro, não tem o calor de sua respiração nem a especifica textura de suas mãos, perde a beleza do brilho intenso de seus olhos, não percebe sua espontaneidade, e isso, certamente, vai deixar-nos um pouco menos sensível e observador aos detalhes importantes do próximo.

Porém é importante dizer que o contato via Redes Sociais não é por completo ruim, pois se afirmasse isso estaria sendo incoerente com nossa realidade hoje, até por que já tive e tenho muitos amigos e amigas que conheci virtualmente, sendo esses meus presentes da tecnologia, que são maravilhosos, em todos os aspectos. Uns desses amigos vieram predispostos a serem verdadeiramente amigos, outros que usaram dessa desculpa para ter outras intenções, mas até isso na convivência virtual, é normal. Acontece. 

Outros me buscaram para paqueras e previsivelmente duraram pouco, vendo que tal objetivo não foi correspondido, outros que foram excluídos do meu ciclo de amizades por excederem em suas tentativas, muitos ainda mantenho contato até hoje, tanto por Facebook, quanto por celular, ou por Msn e Orkut, pois tornaram-se realmente amigos.

Ainda por uso dessa importante tecnologia, desenvolvo e desenvolvi diversos projetos, ótimos cursos, algumas pesquisas importantes com riqueza de detalhes que qualificam ainda mais minhas aulas, informações que com outra ferramenta de pesquisa não encontraria. A internet, ou net, como queiram chamar, hoje é a melhor ferramenta tecnológica que está disponível auxiliando-nos na vida social, profissional, e de relacionamento em geral. A partir dela podemos sim, crescer, e nos destacar mais e mais nas esferas de nossa vida. Ela bem usada, é a melhor aliada que temos, mas ela deve ser bem usada, de maneira moderada, consciente e coerentemente.

Sendo assim, em meio a tantos fatos, e a tantas colocações posso obrigatoriamente afirmar que a internet é um meio bom de comunicação, relacionamento e profissionalismo, mas não pode ser o único, ou ser utilizado em excesso para qualquer uma dessas esferas acima expostas.

Use a Net. Ela merece fazer parte da sua vida, como também merece o mesmo sua família, seus amores, seus amigos, a até seus inimigos rsrsrs. Digo-lhes isso, por que foi a partir dele que tive grandes, importantes, valiosas e inesquecíveis surpresas, onde a mais singular delas foi o encontro com Ed, hoje meu marido, e sem a internet essa descoberta seria impossível.


Xero e grande abraço á todos!


You May Also Like

4 Comentários

  1. Amei Emilia Santos, lindo! E para mim também foi muito importante porquê através da internet encontrei e conheci parentes que nem eu nem eles sabiam da nossa existência e hoje matemos contatos;tios, tias, primos e primas e devo agradecer ao meu professor que mim ensinou e mim trouxe para o mundo virtual, isso mesmo foi através de ED Soares que aprendi a conhecer a internet como também passei a gostar.valeu e muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Betânia Menezes! Mas não me vejo como um professor, e sim como mais um viciado, conforme minha esposa falou acima. Lendo o texto dela, fiquei um pouco preocupado com suas justas ponderações.
      Na minha postagem, um dos focos que eu tinha frisado foi quanto aos contatos online, se isso seria um fator positivo ou negativo. Hoje eu vejo, pelo texto da Emilia Santos, que em excesso a coisa não funciona bem.

      Encontrei e mantenho muito bons amigos, como é o caso da Teresa Cristina, que eu amávelmente digo que a amo. Afinal, nos encontramos por um desses acasos do destino virtual e mantemos contatos até os dias de hoje.

      Acredito que tenho diversas alegrias nestes anos todos de acesso em redes sociais. Assim como algumas perdas.

      Uma das pessoas que gosto pacas de lembrar e que muito tem me incentivado para escrever minhas coisas foi Érika Sirio, que estando lá em São Paulo, deu aquela força que até os dias de hoje não esqueço.

      No entanto para falar a verdade, quando eu vejo pessoas como o Billy Zen, o Erivaldo Henrique, o Rogerio Paixao e tantos outros usando da rede mundial de computadores, isso sinceramente me deixa feliz.

      Eu vejo alguns que estão se descobrindo pouco a pouco. E isso é bom!

      Veja que temos nossos dois lados nesta aventura virtual.

      Excluir
    2. Simmmmm vc é meu obsessor moderno....virtual=D...to lascada daki até a eternidade...bjZZZZZZZZzzzzzzz

      Excluir
  2. Que legal este post....sabe Emilia, tinha sumido como diz o Ed e segundo Mayra eu havia sidfo abduzida das redes sociais, uma vez que quando pego abuso saio mesmo, até pq mts com quem mantinha um contato mais direto cmg, simplesmente deixaram de até ligar somente preferindo "curtir"....sinceramente não dá!!
    Então a vida hj até profissionalmente me fez acabar reativando o perfil do Face, na área de RH um dos meios mais utilizados para análise de perfil é o face....então simbôra meu povo...num tem tu vai tu mesmo, afinal de contas tem lá suas vantagens desde que usado como moderação e equilírio, e isto nunca é demais.
    Bjkss e escreva novamente assim que puder...adorooooooo!!

    ResponderExcluir