O que estamos repetindo, sem perceber?

by - domingo, julho 06, 2014

Todas as manhãs ao acordarmos, meu marido e eu, conferimos a mensagem do dia no Momento Espirita, e a cada novo amanhecer encontramos mais um estimulo para desempenharmos, com mais qualidade, um novo dia tanto observando o lado carnal de nossa vida quanto o espiritual.

Hoje decide trazer para vocês esta mensagem que, dentre tantas ouvidas durante a semana, mas me chamou mais atenção. Chama-se Tecnologia e Responsabilidade, esta mensagem nos leva a refletir sobre o que de bom estamos desenvolvendo dia pós dia, e em que aspectos precisamos nos observar melhor para que haja um progresso individual mas consistente e para que o contato  com aqueles que têm de fatos importância na nossa vida não acabe se perdendo nos fios de um computador ou em inúmeras ligações demoradas sem tanta importância. 

Uma vez li, procurando algo sobre o uso em excesso da tecnologia a seguinte mensagem: "A tecnologia aproxima aqueles que estão longe e assim escolheram estar, mas afasta os que estão perto, e estes você escolheu afastar" embora meio primaria, esta mensagem me fez refletir muito.

Leiamos abaixo a mensagem:


Tecnologia e Responsabilidade

É lugar comum dizermos que vivemos em um mundo tecnológico.
Nada mais explícito e presente do que a tecnologia, nos dias atuais.
Ela abraça todas as nossas atividades, nossas relações, nosso cotidiano.
Se vamos ao banco, lá está o caixa eletrônico, o cartão magnético, a dispensar funcionários.
Se vamos viajar, são inúmeras as possibilidades de aquisição de passagem, reservas de hotéis, restaurantes, tudo à distância, sem recurso humano nenhum, apenas com o teclado e a internet a nos prover as necessidades.
Mesmo quando vamos às compras, a tecnologia lá está, a possibilitar tudo adquirirmos sem nem ao menos sair de casa.
Embora tantas facilidades, recursos e máquinas admiráveis, tudo isso é apenas tecnologia, nada mais.
Existem os arautos do mundo moderno que creem que ela possa tudo substituir.
Há os apressados que imaginam a tecnologia como a grande deusa moderna, suprindo todas as necessidades humanas, plena e satisfatoriamente.
Porém, não podemos esquecer que ela é simples instrumento que nos facilita o dia a dia, possibilitando continuarmos a viver a vida, na plenitude que ela merece.
Não há como imaginar algum aparato tecnológico a substituir o carinho de mãe, a atenção do pai, as preocupações na educação do filho.
Verdade que não são poucos aqueles que delegam o tempo precioso de convivência para os tablets, games, programas de TV.
É impensável que alguma invencionice humana possa substituir a conversa leve e solta com um amigo, a troca de ideias e a brincadeira divertida que nasce da intimidade daqueles que se querem bem.
Porém, é crescente o número dos que, por conveniência, trocam o convívio social pelos relacionamentos inventados e imaginários das redes sociais e dos bate-papos virtuais.
Se, no convívio da família, é que buscamos esteio, referência, amparo, assim como somos chamados a amparar e dar sustento, não haverá possibilidade de máquina alguma substituir essas relações, que geram crescimento e aprendizado.
Entretanto, existem os que preferem os relacionamentos à distância, dando notícias vez por outra em mensagens vazias de significado ou em encontros breves nas telas dos computadores, para logo mais desplugar-se, sem outro compromisso maior.
Pensemos que estes dias de tecnologia geram em nós a responsabilidade de bem conviver com ela.
Dar-lhe a medida adequada, a fim de se utilizar dela sem fazer-se escravo.
Ter a clara noção de sua abrangência e utilidade, mas nunca tê-la como substituta das coisas da alma e do coração.
Portanto, estes não deixam de ser dias de aprendizado, para que a tecnologia não nos embruteça, não nos torne frios ou nos tire todo o significado da existência.
Afinal, o homem tecnológico é aquele que se utiliza da tecnologia para facilitar sua vida e usa com sabedoria o tempo livre que ela lhe possibilita, para investir nas coisas que lhe são caras ao coração.
Pensemos nisso.
Redação do Momento Espirita

Este e outras maravilhosas mensagens você encontrará no site: http://www.momento.com.br/.

Espero que tenham gostado, assim como nós, tenhamos todos um ótimo domingo e um produtivo e pacifico inicio de semana.

Xero!

You May Also Like

4 Comentários

  1. Uma mensagem que serve de alerta para muitos que utilizam a tecnologia de forma desenfreada. O que me chama a atenção é a crescente aproximação entre pessoas que estão distantes, em contraste com o distanciamento entre amigos que moram na mesma cidade!
    A realidade mostra uma grande falta de compromisso em preservar suas amizades! São poucos que ainda reservam um tempo para se dedicar aos seus amigos, visitando-os e tendo um contato mais pessoal com eles!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Gera tê-lo aqui neste espeço ande falo que é dos amigos, seja bem vindo! Xero.

      Excluir
  2. A mensagem acima, é, acima de tudo, um ótimo meio de reflexão.
    Olhando e observando cada coisa, cada frase, percebo estar errando com amigos e amigas, parentes, e principalmente com a mulher que amo.
    O caminho do recomeço não é fácil!
    Mas, a gente vai chegando lá, pouco à pouco!

    ResponderExcluir